quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ADDICT // FESTIVAL DO RIO 2010 .





FESTIVAL DO RIO 2010 ( 23/09/2010 - 07/10/2010 )

Começou hoje o Festival do Rio que a cada ano vem ganhando mais força estabelecendo-se como um dos principais do país. Todo ano faço uma lista do que quero assistir pois é uma das únicas oportunidades de ir a filmes que não entram no circuito ‘mainstream’, Cinemark / UCI. Seguem abaixo minhas recomendações, lembrando é claro, que eu também ainda não assisti aos filmes na lista, ou seja, falo pelo que espero e não pelo que vi.

DOX
Na Terra da Liberdade
Documentário sobre a luta de três Panteras Negras contra a segregação e escravidão sexual dentro do sistema penitenciário americano. Após 31 anos na solitária, Robert King é solto e começa a luta pela liberdade dos companheiros. Narrado pelo Samuel L. Jackson.


EXPECTATIVA 2010
A Ovelha Negra
Filme Italiano que se passa nos anos 60 e lançado no Festival de Veneza, conta a história de Nicola, um jovem avoado que é acusado de um crime que não cometeu. Internado em um sanatório é vítima de eltrochoques desenvolvendo esquizofrenia.

Keep Surfing
Filme sobre a cultura de surfe em rios de Munique.


FILM DOC
Polanski: Procurado e Desejado
Na minha opinião promete ser um dos melhores filmes do festival, ganhou o prémio de melhor montagem no Festival de Sundance 2008. Além da sua excepcional filmografia, tendo ganho o Oscar com O Pianista, o diretor polonês perdeu a mãe no holocausto, teve a esposa assassinada pela seita de Charles Manson e é acusado de estupro nos Estados Unidos, sendo considerado foragido no país.

FOCO ARGENTINA
O Olhar Invisível
Situado no final da ditadura militar na Argentina, o filme gira em torno de uma assistente de um colégio de elite que faz o papel de big brother, zelando pelo cumprimento das regras.

ITINERÁRIOS ÚNICOS
Pixo
Documentário sobre o mundo da pichação em São Paulo, contem cenas extraordinárias que já passaram até no Fantástico de jovens escalando prédios no centro da cidade.

Jean Michel Basquiat: A Criança Radiante
Documentário que estreou no Festival de Sundance esse ano, reúne imagens captadas por Tamra Davis, amiga do artista, na década de 70.

LIMITES E FORNTEIRAS
War Don Don
Filme de Serra Leoa que conta a história de Issa Sesay, um preso à espera de julgamento no Tribunal Internacional de Crimes de Guerra. War Don Don coloca em questão o processo da justiça internacional em si.

MEIO AMBIENTE
2012: Tempo de Mudança
Documentário que tem as profecias maias sobre o apocalipse mundial, mesmas do longa 2012, como ponto de partida, o filme propõem um modelo de sociedade pós-industrial baseado em princípios ecológicos. Além das elaboradas animações, o filme conta com depoimentos de personalidades engajadas que vão de David Lynch à Gilberto Gil.

O BRASIL DO OUTRO
Complexo: Universo Paralelo
Documentário realizado por dois portugueses retratando o cotidiano do Complexo do Alemão.

PANORAMA CINEMA MUNDIAL
Federal
Filme brasileiro com proposta semelhante aos ‘blockbusters’ americanos, entrou na minha lista por ter Michael Madsen, queridinho do Tarantino, no elenco. Será um reflexo do momento e crescimento do cinema brasileiro, será que conseguimos fazer filmes de ação como os americanos? Selton Mello é um dos protagonistas.

PREMIERE BRASIL – HORS CONCOURS: LONGA FICÇÃO
Outro filme brasileiro que entrou na minha lista pelo elenco com ótimos atores da nova geração como Caio Blat, Jonathan Haagensen, Silvio Guindane, além dos mais ‘velhos’ Ailton Graça e Cássia Kiss.

Para mais informações acessem o site do festival, www.festivaldorio.com.br , onde podem achar horários e locais de todos os filmes. Para os produtores que vão lá trabalhar, não deixem de passar no Rio Screenings onde três projetos que eu dirigi estão inscritos, Comendo Tinta (co-direção Manoel Montello), Na Batalha (dirigido junto com o João Mello Leitão e direção de fotografia do Demian Jacob) e O Ano Todo Faz Calor (com direção de fotografia do Demian Jacob).

Por: @dougpfclayton

FAMILIA ADDICT.

WWW.ADDICT.COM.BR

Nenhum comentário: