sexta-feira, 10 de setembro de 2010

* ADDICT + COLABORADORES .





O CÓDIGO DO TARANTINO

“Decifrei o código do Tarantino!”

Dentro das diversas formas de se fazer cinema, o curta metragem é provavelmente aquele que tem menos exposição e acesso mais difícil, mas mesmo assim, volta e meia, cruzo um que me assombra. Geralmente tendo a apreciar filmes experimentais que me apresentem uma idéia longe da minha percepção, algo que me surpreenda ou choque, e pela falta de limitações como a gravidade ou a realidade que a computação gráfica permite, é comum que eu aprecie curtas de animação.

De qualquer forma, não há animação que salve um roteiro ruim, George Lucas que o diga, e um curta que não canso de assistir é Tarantino’s Mind. Estrelado pelo Seu Jorge e o Selton Mello e dirigido tarantinescamente pela dupla 300ml, ele conta a teoria por trás do código do Tarantino. Dentro de uma lanchonete paulista, que de muitas formas se assemelha aos cafés americanos, com planos abertos e longos diálogos desconexos porém reveladores, os protagonistas apresentam a idéia de que todos os filme do diretor americano são apenas um dividido em partes. Eles criam ligações entre os personagens e narrativas que amarram toda sua obra como sendo um enorme épico, a Mia Wallace de Pulp Fiction, por exemplo, é a Noiva de Kill Bill e os diamantes roubados em Cães de Aluguel estão dentro da maleta em Pulp Fiction.

Poderia passar dias listando todas as ligações entre os filmes, ou elementos da direção que se assemelham ao estilo do Tarantino ou a brilhante atuação dos protagonistas, mas acho muito mais válido assistir ao filme, prova de que basta uma boa idéia para produzir algo que surpreenda: http://www.youtube.com/watch?v=op4byt-DtsI

Por @dougpfclayton


FAMILIA ADDICT.

WWW.ADDICT.COM.BR

Nenhum comentário: