segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ADDICT + COLABORADORES .




O FUTURO DO CINEMA

Nos últimos anos houve uma enorme reviravolta no mercado cinematográfico causado pelo desenvolvimento do modo de filmagem em Full HD nas câmeras DSLR da Canon, leia-se 5D e 7D. Começou-se a filmar até publicidade, gênero notório pelas verbas milionárias e alto valor de produção, com essas câmeras. O baixo custo delas comparadas às câmeras de filmagem profissionais e possibilidades que essas não proporcionam, fizeram com que até um amador tivesse em suas mãos uma ferramenta capaz de produzir um filme com aparência cinematográfica.

Os dois maiores diferenciais dessas câmeras, fora o preço, são o enorme sensor, responsável pela qualidade de imagem, e a possibilidade de usar lentes para fotografia sem nenhum tipo de adaptador, ou seja, é possível ter uma qualidade fotográfica num filme. Agora, fotógrafos como o Demian Jacob, que em breve estará escrevendo uma coluna para o blog da Addict, estão se sobressaindo e tornando excepcionais diretores de fotografia, fato comprovado pela trilogia de curtas, O Ano Todo Faz Calor, que rodamos juntos no início do mês.

Pessoalmente sempre fui um admirador da película e cético quanto ao domínio das câmeras digitais, mesmo com todo avanço tecnológico que esse formato possibilita, por uma simples razão, a relação entre as linhas da película com a luz nunca conseguirá ser replicada pelos pixels do HD, independente de quantos mil sejam. Essa semana fui obrigado a repensar meus conceitos e a nunca subestimar a tecnologia e a capacidade de evolução do ser humano, essa epifania foi fruto de mais outra sigla: HDR.

HDR é uma técnica fotográfica onde se pegam fotos tiradas em sequência do mesmo objeto, porém com exposições diferentes. Agora, dois malucos (www.sovietmontage.com ) adaptaram a técnica para filme usando duas 5D’s, basicamente eles alinham as câmeras para captar a mesma imagem mas com acertos diferentes, uma subexposta e a outra sobrexposta. O resultado é uma imagem com a qualidade perfeita em qualquer profundidade, chega a ficar lúdica. Será esse o futuro do cinema, uma câmera que consiga captar simultaneamente duas imagens com acertos diferentes?

Pra quem ficou curioso: http://vimeo.com/14821961

Por @dougpfclayton

FAMILIA ADDICT.

WWW.ADDICT.COM.BR

Um comentário:

Unknown disse...

Boooooaa Douguuinho...o HDR em photo já conheço há tempos, mas em vídeo não tinha visto, sensacional... o mais legal é q vc e o demian com as 7D`s podem fazer brincando... precisam só de um beam splitter e voila!... Addict Avant Guard sempre... quero ver os proximos filmes da firma em HDR hein douguinho!!!hahaha abssss